13 de out. de 2009

Tecnologia 4G

Mal o 3g chegou por aqui e já se fala na quarta geração de celulares, o 4g.

Bom, é o seguinte: Existem basicamente três tipos de redes de transmissão de dados para celular. A primeira e mais fraca é a GPRS, hoje defasada, que consegue transmitir dados a no máximo 44kbps, sendo possível compará-la com a internet discada de nossa tradicional telefonia fixa.

A segunda e mais potente é a EDGE, que possibilitou a criação de muitos dos recursos que temos hoje, como a televisão no celular, pois ela já transmitia dados a aproximadamente 128kbps. É claro que isso não é uma velocidade adequada, mas já dava pra ter conteúdo multimídia no celular, além de permitir o acesso a diversos sites, dando origem assim, a por exemplo, transações bancárias.

Mais recentemente, surgiu o 3g, que deu uma pequena turbinada nessa história. O 3g era pra fornecer velocidades médias de até 1mbps, aí sim seria uma turbinada e tanto, mas o que ocorre no Brasil é que raramente consegue chegar aos modestos 300kbps.

O 3g foi dividido em três etapas: a primeira previa velocidades de até 1mbps, a segunda de até 7mbps e a terceira de até 21mbps. No Brasil, nem a primeira etapa é seguida corretamente. Além da baixa velocidade, a conexão cai muito. Uma coisa que poucos sabem, é que muitas operadoras não fornecem a velocidade real que foi contratado, ela apenas dá 10% do contratado, ou seja, se eu contrato 1mbps eu recebo apenas 100kbps. Por tanto, antes de assinar um contrato procure saber se a operadora que você escolheu faz isso ou não.

Bom, mas enquanto o Brasil enfrenta esses problemas com o 3g, os países desenvolvidos que já tiveram muito êxito com o 3g, se preparam para lançar o 4g. Enquanto nós pobres mortais ainda nos contentamos com simples imagens no celular, pois não podemos chamar os serviços daqui de tv por celular, eles já assistem a muito tempo tv de verdade no celular, com programação em tempo real e tudo mais. Agora com a chegada da tv digital, eles querem exatamente isso: assistir tv digital em alta definição do celular. O 4g promete velocidades médias de 28mbps a até 100mbps. Com essa velocidade é possível por exemplo baixar um filme completo de alta definição (h264) em apenas cinco minutos. O 4g está previsto para ser disponibilizado ao público no início de 2010. Os países que vão receber são: Alemanha, Suécia e Itália. Claro que logo ela chegará ao Brasil, mas não poderemos esperar velocidades tão boa quanto a deles, que já seguiram rigorosamente o 3g.

Bom, é isso. Até a próxima!

Nenhum comentário:

Powered By Blogger