24 de jul. de 2010

Não mande seus patos para a escola das Águias

A primeira regra de administração é: não mande seus patos para a escola das águias. Por que? Porque não funcionará. Boas pessoas são achadas e não mudadas. Elas podem mudar a si mesmas, mas você não as pode mudar. Se você quer boas pessoas, você tem que achá-las. Se você quer pessoas motivadas, você tem que encontrá-las e não motivá-las.

Eu peguei uma revista há algum tempo atrás em Nova Iorque que continha um anúncio de página inteira sobre uma cadeia de hotéis. Na primeira linha do anúncio lia-se, “Nós não ensinamos nossos funcionários a serem bons.” Então aquilo me chamou a atenção. A segunda linha dizia, “Nós contratamos os feras”. Eu pensei, “que recado inteligente!”

A motivação é um mistério. Porque algumas pessoas são motivadas e outras não? Por que um vendedor vê seu primeiro prospecto às sete da manhã enquanto o outro vê seu primeiro às onze da manhã? Por que um começa às sete e o outro às onze? Eu não sei. Chamemos isto de “mistérios da mente”

Em uma conferência motivacional com mil pessoas. Uma pessoa sai e diz, “eu vou mudar minha vida.” Outra sai com um bocejo e diz, “eu já ouvi isso tudo antes.” Por que será?

O homem rico diz para mil pessoas, “eu li este livro, e ele me colocou na estrada da riqueza.” Adivinhe quantas pessoas saem e conseguem o livro? Resposta: muito poucas. Isto não é inacreditável? Por que todos não se esforçariam para serem ricos e felizes?

Esqueça os mistérios da mente, e não desperdice o seu tempo tentando transformar patos em águias. Encontre pessoas que são motivadas que já têm motivação para serem águias e então basta deixá-las voar rapidamente.

Texto de: Jim Rohn.
Adaptação: Felipe Rocha.

Nenhum comentário:

Powered By Blogger